header_img

sábado, 30 de outubro de 2010

Designer X Projetista

Na minha época de estudante e no início de carreira, ser projetista era o máximo. O projetista era "o cara". A hierarquia era a seguinte: na ponta da cadeia estava o desenhista copista (coitado!), aquele que passava a nanquim o trabalho feito pelo desenhista, que por sua vez tinha a função de organizar informações e representar o plano executivo criado pelo projetista. O projetista era um elemento-chave na cadeia de projeto - sua função era viabilizar a idéia ou conceito do Arquiteto ou Engenheiro. Aliás, o que seria de Oscar Niemeyer se não fosse sua equipe de projetistas??

Muito bem. Numa certa altura dessa história entrou a figura do Designer que, assim como o Arquiteto, pesquisa, conceitua e cria produtos que precisam ser traduzidos para a linguagem de projeto. É muito comum ouvir chefes de fábrica reclamando dos "projetos" de arquitetos e designers que não trazem informações suficientes sobre materiais e métodos construtivos. E é aí que entra o Projetista (com letra maiúscula).

Não há problema algum em ser projetista. Como disse, sou do tempo em que o projetista era um profissional gabaritado, disputado pelo mercado devido à sua formação nas ciências exatas somada à habilidade e criatividade para resolução de problemas. A gente costumava brincar dizendo que "tínhamos nanquim nas veias..." rs.

Atualmente as escolas de design dedicam mais tempo a ensino do AutoCad (como se a representação gráfica do projeto fosse mais importante que seu conceito) do que às ciências da pesquisa e conceituação. Assim, o futuro designer confunde sua função com a de projetista e faz nem uma coisa nem outra.

Hoje exitem centenas cursos de design no Brasil, e uma categoria de curso chamada Técnico em Design. De acordo com um supervisor do
Curso Técnico em Design de Móveis do SENAI, o objetivo da instituição é formar "técnicos" em design de móveis para auxiliar o Designer. Mas não é isto que o mercado entende – muitos empresários contratam esses "técnicos" pensando que são Designers.

Vejamos algumas matérias do curso:

Noções de construção de móveis; Tipos de construção; Partes de móveis: gavetas - corrediças de madeira, corrediças metálicas; portas - correr eixo vertical, eixo horizontal, de enrolar, ferragens, fundos de armário, prateleiras, batentes, perfis; Processo de produção do móvel; Tipos de processo; Noções de Custos; Logística.

Na minha lingua o profissional formado pelo Curso Técnico em Design deveria se chamar... PROJETISTA!!

Qual é o problema de ser Projetista?? (o mercado precisa deste profissional...)
Porque os projetistas de hoje se auto-denominam "designers"?
(se eu domino o Autocad, sou designer...)

Que maldita confusão estão fazendo com os cargos e funções da cadeia de projeto?

O que andam fazendo as "associações" de designers que não lutam pela ordem e regulamentação do exercício de nossa profissão, esclarecendo o mercado  sobre as reais funções do Designer?

Outro dia escrevi que, como designer, eu adoraria ser representada pelo CREA. Muitas pessoas não gostaram da idéia e voltaram à velha picuinha designer X arquiteto X engenheiro... Que bobagem! Há espaço para todos, inclusive para os os honrados Projetistas, parceiros do Designer na viablização técnica de suas idéias.

Acho que precisamos urgentemente reestruturar a cadeia de projeto para o bem dos futuros profissionais...

***

Existe uma outra categoria de "designers" por aí: é aquele pessoal que fez um cursinho para dominar os softwares home design, muito comum em lojas de móveis planejados. O carinha em questão aprende a operar o 20-20, Promob, Domus e etc, e já "se acha" designer (rsrsrs).
Pra essa turma um amigo meu criou um novo status profissional: PROGETÊRO.


Este texto foi retirado do livro Um designer sozinho não faz milagres - Ed. Rosari http://www.rosari.com.br/


7 comentários:

  1. Me esclareceu bastante sobre as carreiras...
    Já sei o que procurar para qualificação profissional.
    Obrigada
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Do que precisa para ser um projetista? quanto ganha? abraç

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Há uma grande diferença sim entre projetista e designer. O problema que devido a essa confusão está difícil achar um curso específico para projetista.Onde moro houve um crescimento significativo no setor moveleiro,abrindo muitas vagas nas fabricas, com ótimos salários para quem domina o autocad.Exite algum curso online de projetista de autocad?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Sabe que seguido me pego questionando justamente não é nem pela profissão dos projetistas, e sim pela profissão dos "Progetêro". Sou designer formada e tive que procurar uma oportunidade em outra cidade, pois na minha, além de ter poucas indústrias de móveis, a maioria delas móveis planejados, as lojas que tem lá contratam arquitetos, e por incrível que pareça, tenho uma amiga formada em ENFERMAGEM trabalhando como projetista de uma loja de planejados de uma das fábricas mais conceituadas do país. Eu, formada, não tive vez. Ela foi lá, aprendeu o programa e trabalha já fazem mais de 2 anos como "projetista" da loja. É engraçado né? Acho que ainda falta muita regulamentação na profissão, principalmente a regulamentação do BOM SENSO dos empresários!!!

    ResponderExcluir
  5. geralmente eles pegam mulheres pra este tipo de função , ai depois começa a aparecer os problemas , ai o montador tem que arrumar tudo kkk, fui marceneiro , meu pai tinha uma marcenaria , estudei desenho técnico desenho artístico , projetos em autocad , promob e outros , mais estou aqui ainda. e a vida

    ResponderExcluir
  6. Sou projetista em brasília, e recebo muitos projetos de designers que não "dão montagem" e muitas vezes coisas que nem existem (MDF de 38mm?),acho que na formação de designer deveriam dar mais atenção a questão técnica da área de móveis planejados pois essa parte juntamente com a decoração é a mais solicitada por clientes que buscam esses profissionais.

    ResponderExcluir
  7. Gostei da matéria... Toda profissão deveria ser respeitada e representada. Não vejo vantagem em algumas associações, cobram caro e oferecem pouco. O designer que é profissional não vai sair quebrando parede sem orientação de um profissional qualificado. Bom seria se compreendessem o quão seria lucrativo o trabalho em equipe. As profissões que abrangem essa área são admiráveis.

    ResponderExcluir

.